Viajei para a Austrália em 1997 e uma das principais razões foi porque era considerada a “meca” do turismo sustentável. Apaixonei-me pelo conceito durante a universidade.
Desde então, implementei muitas medidas e sempre pressionei amigos e familiares a agir, implementando pequenas mudanças que me pareciam tão fáceis e simples. Muitos consideravam-me “fundamentalista”.
Finalmente, estou na moda! Agora toda a gente quer fazer algo para mudar o planeta.
Acredite que gestos simples contam. O fato de algumas pessoas continuarem a acreditar levou os governos a agir. Leis estão a ser criadas; os serviços públicos estão a ficar livres de plástico; restaurantes e hotéis estão a proibir palhinhas…
As pessoas estão a começar a recusar o óleo de palma para salvar os animais que vivem na floresta. Em breve, as empresas vão notar que esses produtos diminuem nas vendas e naturalmente mudarão os produtos. Está a tornar-se um círculo natural. O círculo da vida.
SEJA PARTE DISSO! Você se sentirá orgulhoso! LEMBRE-SE QUE NÃO HÁ PLANETA B.
Teresa Vilas Boas, administradora da Turaventur
- Primeiro REDUZA
- Depois REUTILIZE
- Por último, RECICLE
NUNCA cruze os braços
DICAS SIMPLES
EVITE A UTILIZAÇÃO ÚNICA DO PLÁSTICO E USO EXCESSIVO DE PAPEL
- Se fizer um tour de 7 dias e entregarmos 1 garrafa de água por dia vai usar 7 garrafas. Se tivermos 1000 clientes por ano x 7 garrafas significam 7000 garrafas. Se encher a sua garrafa em vez de usar uma nova, usaremos 1000 garrafas em vez das 7000. Nos tours guiados, fornecemos garrafões de 5lts para encher as garrafas. Melhor ainda se trouxer a sua própria garrafa reutilizável. Se já tiver a sua não lhe daremos outra, só estamos a criar mais lixo.
- As garrafas pequenas de shampoo, os chamados “amenities” são uma invenção terrível. Por favor evite usar amenities individuais fornecidos por hotéis. Traga o seu.
- Escolha sabão em vez de gel. O sabão está embrulhado em papel e não em plástico. E usará muito menos, o que origina menos poluição química.
- Recuse palhinhas de plástico. Quando pedir diga “não traga a palhinha, estou a evitar o plástico”. Se não solicitar a maioria das vezes acompanha a bebida e depois é tarde demais. Há milhões de palhinhas de plástico nas praias e nos oceanos. E é tão simples não ser parte nesse processo!
- Use o saco de tecido que lhe oferecemos para levar as coisas para o quarto no fim do dia e traga-o na manhã seguinte, a sua toalha, bikini, livro, máquina fotográfica, a carteira e outras coisas, tudo cabe lá! Menos um saco de plástico!
- Porque levamos a fruta e vegetais para casa em sacos individuais de plástico!? ! Use e volte a usar estes sacos de tecido! Escolha lojas que não vendam fruta e vegetais embalados!
- Não use pratos e talheres de plástico descartável. Inspire-se nos nossos piqueniques! Lavamos a sua loiça à noite no hotel! Dá trabalho mas é compensador.
- Não compre papel/plástico celofane. O papel de alumínio não é bom mas acaba por ser melhor; papel de cera de abelha reutilizável é uma excelente escolha. Contentores de vidro ainda melhor! Tal como o tecido!
- Embrulhe as prendas de Natal em folhas de jornal. A maioria do papel de embrulho não é reciclado.
- Pense antes de imprimir. Use os dois lados das folhas de papel.
POUPE ÁGUA
- Desligue a torneira quando lava os dentes, quando coloca o sabão, quando lava o cabelo, quando se afasta do lavatório, quando lava a loiça. Pense nas pessoas que vivem apenas com um balde de água por dia para toda a família.
- Tome banhos curtos – conte o tempo hoje e tente que seja mais curto amanhã.
- Encha a máquina de lavar antes de a colocar a funcionar. Use programas ecológicos.
- Precisa de lavar o carro com tanta frequência? Se sim vá até um sítio adequado com agua sob pressão.
POUPE ENERGIA
- Desligue as luzes… Não vá deixando as luzes acesas em casa pelos sítios que passa.
- Ande de bicicleta!
- Desligue tudo o que não está a usar.
- Feche a porta do frigorífico! Mesmo que seja só por um Segundo!
- Desligue o ecrã do computador.
- O ar condicionado e o aquecimento não se dão bem com janelas abertas…
- Desligue o motor quando pára o carro; quando chega ao estacionamento; quando ia a sair mas fica a falar com o vizinho…
Partilhe connosco outras ideias que tenha, queremos melhorar a nossa.
POLÍTICA VERDE